quinta-feira, 6 de maio de 2010

SEGURANÇA CORPORATIVA NO ÂMBITO EMPRESARIAL

Certos conceitos, em razão de sua amplitude, podem ser aplicados as mais diversas realidades.



Conceitos como inteligência, contra-inteligência e segurança corporativa podem ser utilizados no âmbito da segurança pública e também na esfera empresarial.



Nos últimos tempos, principalmente em virtude dos avanços tecnológicos (computadores, notebooks, internet, comunicações virtuais, GPS, videoconferência, celulares, etc), o ambiente empresarial passou a ter facilidades. Neste contexto, tarefas que até então tinham elevado grau de dificuldade passaram a ser otimizadas e desenvolvidas de forma bem mais célere.



Em contrapartida a isto, muitas outras dificuldades surgiram, principalmente aquelas relacionadas as questões de segurança, como por exemplo, o vazamento proposital ou não de informações sigilosas de grandes empresas, espionagem industrial ou comercial, invasão de computadores, infiltração de profissionais com o objetivo de ter acesso a informações sensíveis, etc.



Uma breve pesquisa em jornais foi capaz de apontar casos de espionagem como, por exemplo, envolvendo Coca-Cola x Pepsi, Mac Laren x Ferrari, Tóquio x Rússia, dentre outras.



Em razão dessas demandas, instrumentos como a inteligência empresarial, contra-inteligência empresarial e segurança corporativa passaram a ser utilizados com muita eficiência em favor das empresas.



A inteligência empresarial é o tipo de atividade realizada com o intuito de obter, analisar e difundir conhecimentos sobre atos e fatos de imediata ou potencial influência na tomada de decisões pelo gestor da empresa.



A contra-inteligência empresarial tem o intuito de neutralizar a inteligência adversária e salvaguardar conhecimentos que sejam de interesse da empresa, e que, se forem divulgados, proporcionem efeitos negativos para a mesma.



A segurança corporativa, que antes era chamada de orgânica tem o fito de proteger o pessoal, documentação, material, recursos de informática, comunicações e áreas e instalações da empresa.



A proteção do pessoal tem a finalidade de prevenir comportamentos inadequados por parte dos funcionários da mesma e obstruir ações consideradas adversas. Esse tipo de proteção envolve a segurança no processo seletivo, a segurança no desempenho da função e a segurança no desligamento da empresa.



A segurança da documentação e dos materiais envolve um conjunto de medidas com a finalidade de promover a salvaguarda dos documentos e materiais e a devida proteção contra acessos ou cópias indevidas. São elementos da segurança da documentação e dos materiais, a segurança na produção do documento, segurança na sua difusão e receptação, segurança no manuseio, segurança no arquivamento e recuperação e segurança na eliminação.



A segurança da informática se direciona a manter a segurança e a integridade do computador e periféricos. Esse tipo de segurança envolve a segurança do hardware, software e controle de usuários.



A segurança das comunicações tem a finalidade de proteger dados transmitidos ou recebidos e envolve a segurança na transmissão e a segurança no conteúdo.



Também é importante a segurança das áreas e instalações. Esse tipo de atividade se direciona a proteger o local aonde são elaborados, tratados, manuseados ou guardados conhecimentos. É importante que haja a devida marcação das barreiras, contra-medidas eletrônicas e prevenção de acidentes.



Pelo exposto concluímos que, de forma semelhante ao que ocorre na inteligência de segurança pública, a inteligência empresarial representa um grande avanço pois diminui a possibilidade de ocorrer o comprometimento ou o vazamento das informações consideradas sigilosas para a empresa.

HIGOR VINICIUS NOGUEIRA JORGE

Delegado de Polícia, professor da Academia de Polícia, titular de cadeira da Academia de Ciências, Artes e Letras dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, presidente do Conselho Municipal Antidrogas de Santa Fé do Sul e especialista em polícia comunitária.
Blog dos Delegados de Polícia: http://delegadosdepolicia.blogspot.com
Conselho Municipal Antidrogas de Santa Fé do Sul: http://comadsantafe.blogspot.com

Nenhum comentário: